Experiência com a certificação: Kubernetes Application Developer (CKAD)
Olá, a ideia deste post e compartilhar a minha experiência ao obter a certificação CKAD da Linux Foundation! Irei separar por temas cada etapa desta jornada.
Fonte de estudos
A KodeKloud foi essencial nesta jornada, comprei o curso oferecido pela Udemy, e fui contemplado com atividades práticas que foram extremamente importantes durante minha preparação. Além de aprender algumas coisas novas, consegui treinar de maneira praticamente ilimitada algumas funcionalidades do K8S que já não via a algum tempo.
KillerSh e o KillerCoda também foram excelentes fontes. Enquanto o KillerCoda me oferecia uma CONSOLE para interagir com o K8S e testar o que eu quisesse, também existe alguns pequenos “labs” práticos, com abordagens interessantes como implementações Blue/Green, Canary, Rolling e etc. Por outro lado o KillerShell oferece um exame prático que dura 2 horas (tempo real da prova) e ainda é mais difícil que a prova real, junto com + 36h de acesso ao cluster, onde eu consigo visualizar as questões, corrigir e ate testar qualquer outra coisa. Estas ferramentas foram um divisor de águas durante a minha preparação.
Também usei o repositório público do GitHub para revisar algumas questões.
Dia do Exame
O exame é prático e realizado de maneira remota, logo, eu sabia que daria alguma coisa de ruim. Na minha primeira tentativa infelizmente não consegui sair da primeira questão, pois obtive vários erros por parte do Browser da PSI (bugs e lags) e o examinador encerrou o meu exame. Tive que abrir um ticket com o time que oferece a certificação, e por sorte o suporte da Linux Foundation e excelente, e em pouco tempos eles conseguiram avaliar meu caso e não descontaram minha tentativa (A compra de um exame lhe da direito a duas tentativas).
Na minha segunda tentativa, utilizei um cabo de rede e também não fiz em casa, fui para um coworking (sim, tudo pra dar errado também, mas não deu =) e mesmo com vários bugs, consegui realizar o exame resolvendo todas as questões.
Dicas
1° Use sua carteira de motorista ou passaporte ao apresentar um documento. Eu utilizei meu RG, e tive que explicar oque era o RG no Brasil, e pra quem não tem um nível de inglês que se sinta confiante, pode ser bem desesperador.
2° A menos que seu Wifi seja excelente, use um cabo de rede. O Browser do PSI e pesado, e a prova em si necessita de uma boa conexão com a internet.
3° Não se cobre muito na preparação. Meus simulados do KillerShell, nas primeiras vezes, eu não consegui terminar todas as questões, algo que me abalou muito com o sentimento de “incapaz”, porém entendi que tudo isso era parte do processo (e sim, o killershell e MAIS difícil que a prova real).
4° Pratique. A prova é prática, então não se prenda apenas na teoria.
Bom, está foi minha experiencia com o prova CKAD. Espero que possa ajudar alguém que também está na jornada.
Meu atual N° de Certs:
=)
